quarta-feira, 16 de abril de 2008

Parte II >> O Senhor quer!


Diante da presença de Deus, e mais que na sua presença, mas diante da sua face. Assim o era nos dias antigos e nos primeiros anos. “(...)e da tua face me esconderei. E saiu Caim de diante da face do SENHOR. A terra estava corrompida diante da face de Deus. ”[1]
Em II Co 2.10, traduz-se por “a pessoa de Cristo” ou “a presença de Cristo” em JFA[2]. Há um tesouro nessa palavra. No grego (texto original), a palavra usada para pessoa é parousia, mas aqui a palavra usada é prosopon. Paulo perdoou um irmão na [prosopon] de Cristo.
Prosopon >> é a parte ao redor dos olhos, face. Que é o index de todos os pensamentos e sentimentos interiores, expressando o que a pessoa pensa e como ela se sente interiormente.
Eis a exposição de Deus de si mesmo. Paulo vivia diante da face do Senhor, e era dia após dia mortificado na carne e santificado no espírito. Me pergunto se alguém pode estar na presença do Senhor e viver indiferente a Ele, porem aqueles que estando na Sua presença vivem diante da Sua face, tendo acesso aos seus sentimentos mais sutis e pensamentos a respeito dos seus designios às gerações e a sua herança, amam a Deus, são íntimos seus. “Os segredos do Senhor, a intimidade do Senhor, é para os que O temem, Ele lhes dará a conhecer a Sua aliança”[3].
Há uma disposição no coração do Senhor a se fazer conhecido. Aqueles que o conhecem são reduzidos a nada, é involuntário, é consequente. E então são achegados a Ele, dia após dia, graça sobre graça,.. eternamente, amem. Não posso subsistir diante da Tua face ó Senhor.

[1] Genesis 4.14,16- 6.11
[2] Tradução de João Ferreira de Almeida
[3] Cf. Salmo 26.14

Nenhum comentário: